O que é a vocação intelectual ?
O que seria essa vocação intelectual ? De forma sintetizada, é a entrega de corpo e alma, uma busca incessante ao profundo apelo do Espirito.
Para aqueles que prentendem fazer do trabalho intelectual a sua vida, estejam cientes, que nessa trajetória, o cansaço é evidente, visto que é uma rota que exige muito do intelecto do aventureiro, as obrigações são grandes e as exigências maiores ainda. Parar e desistir são opções, porém, uma coisa é conservar aquilo que adquiriu, outra é retornar à base, para uma instrução puramente provisória, considerada simples ponto de partida.
Ademais, a vocação intelectual é a máxima manifestação de nossos instintos e capacidades, tendo estes, direcionados pela busca do serviço da verdade, que so presta serviços a quem a serve. Como dizia Benjamin Disraeli, “Fazei o que vos agrada, contanto que isso verdadeiramente vos agrade”, de certo modo, uma vida intelectual se torna uma busca naquilo que nossas aptidões manifestam tamanha maestria sucetivel de prazer, isto, qualifica as funções e pode servir para qualificar os homens, podendo naturalmente trair nossas vocações. Por isto, é importantíssimo observar até as profundidades em que o gosto e o ardor espontâneo se encontram com os dons e a Providência de Deus.
Correlacionar nossas aptidões com o sagrado de Nosso Senhor, não é mera opção doutrinaria, mas a única opção para uma vida justa. Há um só caminho que clama por sua passagem, não seja infiel a Deus, nem a você mesmo rejeitando um apelo sagrado.